PARA INÍCIO DE CONVERSA

Gostaria de começar as discussões no meu blog, justificando a escolha do painel de fundo. Não sei se os leitores deste texto sabem, mas o nome deste painel é “viagem”. Assim ao abri-lo e encontrar as figuras que o compõem não pude deixar de pensar, que neste momento, em que estou cursando uma pós-graduação a distância em Metodologias e Gestão da Educação a Distância, estudando e aprendendo sobre a história e as gerações do Ead, este painel se encaixava perfeitamente como pano de fundo de um momento passado da comunicação e também da segunda geração do Ensino a Distância, que se caracterizava pela utilização das mídias como televisão, rádio, fitas de áudio e vídeo e telefone.

Na pintura podemos perceber uma televisão, por sinal, um modelo bem antigo, e o telefone então nem se fala, mas até bem pouco tempo atrás estes eram os equipamentos que permitiam a comunicação, a troca de informações, isto é, falar com quem estava distante de nós, ver e escutar os acontecimentos do mundo. Entretanto, com as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos e o incrível avanço das tecnologias e dos meios de comunicação, cada vez mais rápidas e integradas, percebemos que nada mais será como antes.

Com uso intensivo das novas TICs, as tecnologia da informação e comunicação, em todos os setores e atividades da sociedade, passamos a viver em uma sociedade mundial interconectada de forma global e em tempo real, e assim, com a imensa expansão de dados e informações, somos desafiados a passar da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, impondo a educação permanente e continuada.

Diante desta necessidade de aprendizagem contínua e com o crescimento explosivo da internet, criações como o e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais revolucionam os relacionamentos humanos e marcam uma nova fase do Ensino a distância.

Na aula dois (2) da pós-graduação fomos levamos, pelo professor Mattar, a uma viagem pela história do Ead, do curso por correspondência ao EaD on line e ao término desta viagem, ficou a sensação de ser parte integrante desta história, pois como aluna, vivencie todos estes momentos.

Para que o leitor possa entender melhor está minha identificação com a evolução do EaD, tomo a liberdade de contar um pouco da minha experiência como aluna na educação a distância. Quando vim morar no Mato Grosso, no ano de 1982, a questão da comunicação era bem complicada, imaginem que para poder falar com minha mãe, que morava em SP, eu precisava usar um rádio, pois na fazenda não existia telefone. Mas, o tempo foi passando e quanta coisa mudou, as novas tecnologias possibilitaram a comunicação mais rápida e com o mundo, além de nos oferecerem oportunidades maravilhosos de crescimento e conhecimento. Então, em 2009, cursei a pós-graduação em Supervisão Escolar oferecida pela UFRJ à distância, só que naquela época, todo o material impresso era enviado pelo correio, as dúvidas eram tiradas com os professores por fax ou telefone e as provas presencias eram feitas nas instalações do 18º. Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Rondonópolis.

Sempre em busca de novos cursos e de aprendizagem fiz alguns cursos livres via internet na Fundação Getulio Vargas e pude sentir que a apropriação de novas mídias e novas tecnologias de informação e comunicação, proporcionaram novas potencialidades no cenário do EaD e também novos desafios tanto para os professores como também para os alunos.

No ano passado cursei uma pós-graduação oferecida pela Anhanguera Educacional em Metodologia do Ensino Superior e no começo de 2011 fiz um curso sobre Gestão de Resíduos Sólidos pelo CENED, ambos totalmente a distância, além de três cursos de formação para tutores.

Hoje, além de professora no curso presencial, desde 2010, tenho a oportunidade de ser tutora de algumas disciplinas oferecidas à distância e agora, aqui estou eu fazendo este novo curso de pós em Metodologias e Gestão para a Educação a distância. E não só com as leituras do material do módulo I, mas principalmente, seguindo os blogs que tratam de temas relacionados a EaD, tarefa Desafio de Aprendizagem do curso, muito bem elaborado pelo professor autor João Mattar, é que pude sentir os grandes desafios que ainda teremos que enfrentar na busca de ensinar e aprender com qualidade.

Mas, não adianta temer, ou estagnar diante do novo, do diferente, pois ao abraçarmos a vida como professores já sabíamos que fazer educação exigiria aprendizagem contínua, e se antes da tecnologia isto já era fundamental, hoje com o desenvolvimento das novas formas de comunicação transversais, interativas e cooperativas, em tempos de cibercultura, além do conhecimento sobre as novas tecnologias, será necessário que o professor entenda como integrar tudo isto na sua prática pedagógica.

domingo, 14 de agosto de 2011

Discussões blog - Educação a Distância - Profa. Ana Beatriz Gomes

Caso contrário,se não buscarmos atualização e capacitação, ficaremos como a charge do blog da professora Ana Beatriz Gomes (http://anabeatrizgomes.blogspot.com/2011/07/fonte-blog-byte-que-eu-gosto.html), “NATIVOS DIGITAIS”.

Fonte: Blog Byte que eu gosto

Nas discussões sobre esta figura, eu e os outros colegas pudemos chegar a conclusão que é urgente a necessidade da qualificação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula, pois para atingir esta nova geração que cresce, convive, estuda e trabalha em rede será necessário definir novos processos de ensino-aprendizagem, isto significa que o professor precisa além de dominar as variadas tecnologias também necessita ter uma noção bem clara de seu potencial educativo, tanto para si como para seus alunos.


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