Este blog foi criado a partir de um desafio proposto no curso de pós-graduação a distância, Metodologia e Gestão de Ensino à Distância, oferecido pela Anhanguera Educacional, mas se você chegou até aqui, e também se interessa por este assunto, por favor venha contribuir com a discussão, suas idéias serão muito bem vindas.
PARA INÍCIO DE CONVERSA
Gostaria de começar as discussões no meu blog, justificando a escolha do painel de fundo. Não sei se os leitores deste texto sabem, mas o nome deste painel é “viagem”. Assim ao abri-lo e encontrar as figuras que o compõem não pude deixar de pensar, que neste momento, em que estou cursando uma pós-graduação a distância em Metodologias e Gestão da Educação a Distância, estudando e aprendendo sobre a história e as gerações do Ead, este painel se encaixava perfeitamente como pano de fundo de um momento passado da comunicação e também da segunda geração do Ensino a Distância, que se caracterizava pela utilização das mídias como televisão, rádio, fitas de áudio e vídeo e telefone.
Na pintura podemos perceber uma televisão, por sinal, um modelo bem antigo, e o telefone então nem se fala, mas até bem pouco tempo atrás estes eram os equipamentos que permitiam a comunicação, a troca de informações, isto é, falar com quem estava distante de nós, ver e escutar os acontecimentos do mundo. Entretanto, com as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos e o incrível avanço das tecnologias e dos meios de comunicação, cada vez mais rápidas e integradas, percebemos que nada mais será como antes.
Com uso intensivo das novas TICs, as tecnologia da informação e comunicação, em todos os setores e atividades da sociedade, passamos a viver em uma sociedade mundial interconectada de forma global e em tempo real, e assim, com a imensa expansão de dados e informações, somos desafiados a passar da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, impondo a educação permanente e continuada.
Diante desta necessidade de aprendizagem contínua e com o crescimento explosivo da internet, criações como o e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais revolucionam os relacionamentos humanos e marcam uma nova fase do Ensino a distância.
Na aula dois (2) da pós-graduação fomos levamos, pelo professor Mattar, a uma viagem pela história do Ead, do curso por correspondência ao EaD on line e ao término desta viagem, ficou a sensação de ser parte integrante desta história, pois como aluna, vivencie todos estes momentos.
Para que o leitor possa entender melhor está minha identificação com a evolução do EaD, tomo a liberdade de contar um pouco da minha experiência como aluna na educação a distância. Quando vim morar no Mato Grosso, no ano de 1982, a questão da comunicação era bem complicada, imaginem que para poder falar com minha mãe, que morava em SP, eu precisava usar um rádio, pois na fazenda não existia telefone. Mas, o tempo foi passando e quanta coisa mudou, as novas tecnologias possibilitaram a comunicação mais rápida e com o mundo, além de nos oferecerem oportunidades maravilhosos de crescimento e conhecimento. Então, em 2009, cursei a pós-graduação em Supervisão Escolar oferecida pela UFRJ à distância, só que naquela época, todo o material impresso era enviado pelo correio, as dúvidas eram tiradas com os professores por fax ou telefone e as provas presencias eram feitas nas instalações do 18º. Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Rondonópolis.
Sempre em busca de novos cursos e de aprendizagem fiz alguns cursos livres via internet na Fundação Getulio Vargas e pude sentir que a apropriação de novas mídias e novas tecnologias de informação e comunicação, proporcionaram novas potencialidades no cenário do EaD e também novos desafios tanto para os professores como também para os alunos.
No ano passado cursei uma pós-graduação oferecida pela Anhanguera Educacional em Metodologia do Ensino Superior e no começo de 2011 fiz um curso sobre Gestão de Resíduos Sólidos pelo CENED, ambos totalmente a distância, além de três cursos de formação para tutores.
Hoje, além de professora no curso presencial, desde 2010, tenho a oportunidade de ser tutora de algumas disciplinas oferecidas à distância e agora, aqui estou eu fazendo este novo curso de pós em Metodologias e Gestão para a Educação a distância. E não só com as leituras do material do módulo I, mas principalmente, seguindo os blogs que tratam de temas relacionados a EaD, tarefa Desafio de Aprendizagem do curso, muito bem elaborado pelo professor autor João Mattar, é que pude sentir os grandes desafios que ainda teremos que enfrentar na busca de ensinar e aprender com qualidade.
Mas, não adianta temer, ou estagnar diante do novo, do diferente, pois ao abraçarmos a vida como professores já sabíamos que fazer educação exigiria aprendizagem contínua, e se antes da tecnologia isto já era fundamental, hoje com o desenvolvimento das novas formas de comunicação transversais, interativas e cooperativas, em tempos de cibercultura, além do conhecimento sobre as novas tecnologias, será necessário que o professor entenda como integrar tudo isto na sua prática pedagógica.
sábado, 20 de agosto de 2011
FINALIZANDO A TAREFA
Só desta forma, professor e aluno assumindo novas posturas, será possível a construção do conhecimento em ambientes ativos e culturalmente ricos, afinal como destaca Figueiredo(2002, p. 2):
“Nos ambientes em rede, os alunos-nós-de-rede, membros de comunidades, sentem que a construção do seu conhecimento é uma aventura colectiva – uma aventura onde constróem os seus saberes, mas onde contribuem, também, para a construção dos saberes dos outros. E à medida que a aventura se renova, vão aprendendo que cada um vale, não apenas por si, mas pela forma como se relaciona com os outros – como com eles constrói o que nunca, ninguém, conseguiria construir sozinho. Vão aprendendo também que fazem parte, em simultâneo, de muitas comunidades, e que o que partilham com umas é, afinal, importante para o que partilham com as outras. Vão aprendendo que o seu próprio valor para uma comunidade depende, não apenas de si próprios, como seres isolados, mas também da forma como podem contribuir para ela pelo facto de pertencerem a outras”
Bibliografia:
FERNANDO, António Dias de. Redes e Educação: A Surpreendente Riqueza de um Conceito.In Conselho Nacional de Educação (2002), Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, ISBN: 972-8360-15-0, Lisboa, Maio de 2002.Disponível em http://eden.dei.uc.pt/~adf/cne2002.pdf - acesso dia 15/08/2011.
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